Participar, desde o início do Ensino Médio, dos processos seletivos, seja dos vestibulares tradicionais ou do ENEM, é de grande importância e pode trazer uma série de benefícios ao estudante. A principal vantagem é ter maior familiaridade com esse modelo de avaliação que, ao final da 3ª série, será a “porta de entrada” para a Universidade. Desde o entendimento dos editais até o formato das questões, esses são aspectos significativos do processo. Além disso, a gestão do tempo e o controle emocional no dia da prova são fundamentais para um bom resultado.
“Todos esses momentos são experimentados pelo aluno ‘treineiro’ com o objetivo de observar os pontos que necessitam de atenção, organização e preparação para cada exame. É literalmente um ‘treino’ para a ‘partida oficial’, e toda preparação fortalece o candidato e o deixa ainda mais apto a continuar sonhando e lutando pelos objetivos acadêmicos e profissionais,” destaca o Professor Henrique Pedrotti, Coordenador do Ensino Médio do Colégio Semeador.
Os colégios da Rede Positivo oferecem, no dia-a-dia das aulas, desde a 1ª série, uma constante preparação para o momento dos concursos. Os professores e a coordenação salientam a importância da organização de estudos, visando o desenvolvimento adequado. Dessa forma, o próprio aluno consegue focar e vislumbrar como está sendo o seu processo e o que será necessário estudar mais. O processo avaliativo foi organizado para que este estudo seja constante, e os alunos possam retomar e verificar o seu aprendizado de maneira bastante clara.
“Os colégios da Rede Positivo possuem uma gama extensa de recursos para auxiliar não somente os treineiros, mas todos os alunos do Ensino Médio. Sabemos que esse é um momento de bastante importância na vida acadêmica do aluno na Educação Básica, pois envolve não somente a preparação para os concursos de entrada nas Universidades, como os vestibulares e o ENEM, mas especialmente escolhas de Vida, de quem aquela pessoa será para a construção da sociedade em que vivemos,” explica a Professora Maribel Rodhen, Coordenadora do Ensino Médio do Colégio Positivo – Hauer.
“Oferecemos contínuos momentos de retomadas dos objetos de estudos (conteúdos) nas próprias aulas, bem como nos grupos de estudos que acontecem no contraturno escolar. As aulas de Projeto de Vida apoiam e norteiam as escolhas de cada um, auxiliando no desenvolvimento pessoal e propiciando o desenvolvimento necessário das competências essenciais para o profissional do século XXI,” completa Maribel.
Entre os recursos disponíveis, destacam-se:
Esses recursos podem variar de acordo com a estrutura e os recursos disponíveis em cada unidade. É importante que os alunos aproveitem ao máximo essas oportunidades para se prepararem de maneira eficaz e confiante para os desafios dos vestibulares.